domingo, 8 de julho de 2012

#Tese

Amo quem ama sem medo de amar, sem medo de existir. Quem tem o ímpeto de querer, de fazer, de viver. Quem acredita sem pormenores, sem adjacências, que todas as razões da nossa existência resumem-se a amar.
Eu busco a fonte do amor eterno, um remédio líquido para as dores da alma, pois percebo que não há nada neste mundo que possa ser equiparado ao amor. Apenas este, em sua mais pura fora, é capaz de ser tão rico e tão simples simultaneamente.
O amor é o único sentimento capaz de sustentar-se ao tempo, mostrar-se durável, intacto e indestrutível. É a única bondade presente neste mundo e dele derivam-se outras tantas benevolências, como a amizade, o companheirismo, o perdão. Não sabe amar aquele que não é capaz de perdoar, pois também do amor, deriva-se a compaixão. Os defeitos e imperfeições fazem parte de nossa natureza, e é através do amor que podemos curar e trazer para perto, a felicidade.

"Fundamental é mesmo o amor, é impossível ser feliz sozinho." - Tom Jobim

O amor verdadeiro é o antídoto contra todas as maldades presentes em frágeis corações. Nem a morte e as múltiplas dores de uma separação, são capazes de afogar a intensidade de emoções que compõe o prisma multifacetado que é o amor. Ele será sempre maior, digno e incondicional. Todo amor é igual. Todo tipo de amor é válido, e por consequência, deve ser respeitado, reconhecido, apreciado e estimado por seu devido valor. O amor é o que vale a pena em nossas vidas. É por este sentimento que construímos sonhos, vínculos pessoais e criamos nossa felicidade. É por este sentimento que aprendemos a realmente, viver.

"Embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive já morreu." - Luís Fernando Veríssimo

O amor é o termômetro que nos torna capaz de discernir o certo e o errado. Capaz de curar raiva, depressão, saudade, solidão e até mesmo, a mais oposta das emoções, o ódio. Por algumas breves e vagas definições posso dizer que raiva é um sentimento barato, completamente descartável. Mata a sede por poucos segundos, antes de esvair-se e deixar a sós com o peso da culpa, sua vítima. A depressão é anomia. É a ausência de amor-próprio em conjunto com os demais. A saudade, é a nostalgia do que não está mais presente em nossa realidade. Somos tendenciosos a sentir saudade de tudo que amamos, e por alguma razão, não possuímos mais. A solidão geralmente ocasiona-se por todos aqueles que têm medo de amar. Afastam, consciente ou inconscientemente, todos os que tentam aprofundar relações. Então por último, e talvez, o pior dos inimigos, está o ódio, a ira - pois trazem consigo o rancor, a mágoa. Para este, é passível dizer que suas vítimas estão presas, contidas em barreiras que não vos permitem seguir seus caminhos.

"Amar, porque nada melhor para saúde, do que um amor correspondido." - Vinícius de Moraes

A força do amor move o mundo. Sem ele a vida é cinza, desprovida de cor ou significado. O gosto do amor é infinito, seu perfume, aquele da pessoa amada. Não há sinônimos para amar. Não há palavras que possam descrevê-lo fielmente. Não há quem possa entender todas estas minhas proposições, se nunca o provou. Tenho pena dos que não amam, mas mais ainda, dos que recusam-se a amar, pois quem ama verdadeiramente, descobre o propósito de viver. E morre assim, feliz, cercado de prazer.

"Tão bom morrer de amor, e continuar vivendo." - Mário Quintana

Nenhum comentário:

Postar um comentário